sábado, 16 de janeiro de 2010

Diga não ao projeto do Senador Azeredo

Esse projeto pretende tornar crime Fansubbers, Fanfic e Fanarts além de compartilhamento de anime grátis. Vai deixar?

Email profissional do senador eduardo.azeredo@senador.gov.br

Resumindo minha opinião sobre o assunto:

Trocar animes e filmes online é crime por quê? Vai tirar o lucro da produtora original? E quantos a aquelas centenas de animes, mangas, tokusatsus e filmes que NUNCA chegariam ao nosso país sem isso, que lucro estamos lhe tirando?

Fanfics é a melhor forma que conheço de inserir jovens e crianças para a literatura, e a única de forma 'ativa'. No disclaimer os autores já deixam claro a quem pertence à obra original e que não visa lucro com isso. Onde esta a violação dos direitos autorais? Para mim isso é mais uma forma de atrapalhar o desenvolvimento cultural.

Fansubbers tem qualidade muito superior, e não visam lucros. O mesmo para a questão dos mangás. Se as produtoras oficiais largassem de IDIOTISSE fariam dublagens e legendas que respeitassem a cultura original, os leitores e seus dubladores, afinal estão ganhando para isso.

Acredito que muita gente estaria disposta a pagar por vídeos oficiais com tradução melhor. Mas não se encontra com facilidade essas mídias para vender aqui no Brasil.

Produto perfeito: Vídeos e mangás com tradução, legenda ou dublagem de qualidade, com a devida presença dos comentários em vez de cortes para aquilo intraduzível. Disponível para download a preços simbólicos.

Essa nova lei, no que diz respeito à fanfics e fanarts, parece uma clara violação da liberdade de expressão.

Esse país se encaminha para a ditadura. A repressão e a censura são as primeiras e principais armas.

Dou aqui a minha palavra de que o dia que escrever fanfiction for crime virarei uma criminosa!

Já vi muitos textos bons a respeito do assunto, mas este, já meio velho, me chamou a atenção em especial pelos comentários, que também são muito interessantes.
Pego no .:JBox:.

Desde o surgimento dos fansubbers, grupos que legendam animes e séries de tv e os disponibilizam gratuitamente na internet, muito tem se comentado sobre seus prós e contras. Independente de qualquer conclusão que se tenha chegado, os mesmos podem ser considerados criminosos caso um projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo (ex-governador de Minas que é “adorado” pelo povo mineiro) seja aprovado. O Blog do Sérgio Amadeu explica a situação neste link.

Pelo projeto, passará a ser crime qualquer atividade que use ou viole os direitos autorais pela internet, seja baixar animes fansubados, fazer fanfics (@_@) e qualquer troca de arquivos (em rede P2P, Torrents…) sem autorização dos detentores dos direitos do material. Acessando o link, é possível ficar por dentro do assunto, bem como ter acesso ao conteúdo de tal lei.

Engraçado é que ninguém faz lei contra a imunidade parlamentar, contra as 2 férias ao ano dos nossos políticos, contra os cartões corporativos, contra as ONGs de fachada que sugam o dinheiro público como um ralo, contra as centenas de empreiteiras que nunca terminam sua obras mas recebem o dinheirinho do contribuinte, contra os mensalões e derivados (a cada dia aparece um novo escândalo!), gestões incompetentes e irresponsáveis…

Caso esse projeto de lei realmente seja aprovado (o que é bem provável), nos vemos em alguma cadeia por aí. Espero que possamos levar mangás. =

Postado em 1 de julho de 2008 por Tio Cloud

Esses políticos vagabundos nunca quiseram impor uma censura tão grande nesse país e não é só nisso, alguns deputados queriam era acabar com a Google e o Orkut visando “Combate a pedofilia”, esse bando de FILHOS DA PUTA, alguém tem que atear fogo nesse congresso e para variar esse povo idiota do país tem aceitado tudo calado, ainda por cima se achando os mais “malandros” e “espertos” do mundo, agora no dia que proibirem o FUCK Carioca ou o BUNDANAVAL eles se levantam e dizem BASTA!
by: Li'l Sparky

[...]
E pelo amor de Deus, até as fanfics? Agora é crime mostrar sua visão de personagens existentes como forma de homenagea-los?Pelo amor de Deus os caras fazem fanfic porque gostaram do negocio e querem continua-lo ou concertar o que não gostaram,como isso seria crime?????? É algo feito por fã agora é proibido a gente homenagear o que gostamos?
[...]
by: Spider-Phoenix

É a mesma coisa que ter uma unha ENCRAVADA e querer arrancar é o próprio BRAÇO para consertar o problema!
by: Li'l Sparky

Ai caramba, eu nao sei como vou conseguir viver sem ver Bleach, Naruto, CDZ, Bersek, Death Note, One Piece, Tsubasa e etc, imagina ter q depender da tv pra ver anime, vamos ter q depender da Viz e do CN e do SBT pra ver o resto do Shippuuden o.O e ter q assistir Bleach uma vez por semana no animax
[...]
by: cailkiss

[...]
Não me levem a mal, eu adoro os trabalhos de Fansubber, que francamente é muito melhor que a dublagem feita nos animes, filmes, séries da TV.

O trabalho dos fansubber, feito de graça, humilha o dos grandes canais. Eu fico indignado ao assistir uma série na TV e a legenda ficar atrasada, mal traduzida, aparecer durante os comerciais, etc.

E a dublagem?? Pegam voz de homem pra colocar naquela personagem linda e maravilhosa que devia ter uma voz sexy, simplesmente não tem nada a ver as vozes com os personagens. Além é claro de ter um narrador falando junto com os personagens (só para ler o texto em japônes ao fundo).

Tem também o fato dos fansubbers não mudarem o contexto da história, nem as piadas internas ou expressões em outros idiomas. O fansub vai atrás e explica tudo com uma legenda extra contando o pq da piada, o que significa a expressão e tudo mais.

Ja na dublagem, vão simplesmente cortar e dizer qualquer porcaria pra preencher o espaço vazio. E na legenda dos grandes canais, vão traduzir aquilo e deixar a piada de lado, ou a expressão ganha um equivalente nacional.

Dublagem é uma das coisas mais imbecis que ja fizeram. Só destrói aquilo que a gente ama. [Não concordo plenamente]

Por tudo isso, eu preferia muito mais continuar baixando o trabalho pirateado mas com qualidade, do que ter que ver algo que eu amo ser destruido e estraçalhado. Assim como fizeram com One Piece. A ganância é tanta que se tornam cegos pra ver as burradas que estão fazendo.

Mas como eu me toquei de que isso é um crime, tanto para os japoneses, quanto aqui (mesmo sem essa lei, isso ja é crime) eu vou ter que viver sem meus animes, séries ou filmes, até poder comprar eles originais e legendados.

Dito isso…

Fanfic vai ser crime?? Então vamos condenar toda e qualquer paródia também. Fanfic é como contar uma história pra um grupo de amigos, contar um sonho, uma idéia. Pow, querem destruir a liberdade de expressão nesse paizinho ja não mt livre. (claro que toda liberdade tem que ter limites, mas isso ja é demais)

Brasil um passo mais perto da Ditadura!!

by: Timóteo

[...]
Comentando sobre o assunto da notícia, eu acho que seria MUITO melhor o governo se preocupar em baratear os impostos pra dvds e cds que proibir o fansubber. Ontem eu vi num jornal uma máquina q vende cds de musica por 5,00. E a máquina detalhava quanto ia desses 5 reais pra cada parte (impostos, vendedor, artista, direitos…).
by: Alexandre

Militarismo não! Os milicos vão pegar ainda mais pesado com os fansubbers, voces podem ter certeza.
by: Mateus

Nao da pra acredita era so o q faltava msm ¬¬ Alem da censura podre que eles colocam nos animes que ja são um insulto para os fãs (ate digimon tem censura o.o) agora ate os Fansubbers?!
O q esse povinho miseravel ta pensando, tem cada lei estupida por ai mas esa é a mas sem noção que eu ja vi.
Como mt gent dise esa lei nao vai adiantar em nada, pirataria e crime mas cade tem um monte d camelos ai por td lugar vendendo cds, dvds, mp3s, e tantas coisas q so deus sabe e esta nesse ramo ha anos e nunca foi preso, na policia falta capacidade em prender ate um camelo imagine bandidos, que aliais ate muitos deles são.
Camelo pra mim nao merece sem xingado de vagabundo, bandido etc… Ele na minha opinião ta ganha o dele honesto, melhor do que sair por ai matando roubando, ele traz para as pessoas produtos apesar de ser de baixa qualidade baratos que mt gent por ai nem sonha em ter ou ate um divertimento que para mts e um luxo.
[...]Tem que ser mt ANTA pra julgar que um modo de expresão divertimento e crime como os fanfics, daki a pouco vai chegar ate o dia que os fanzines vão ser crimes ¬¬ [Já não serão com esse projeto?]
[...]muito dos nosos impostos são para “contribuir” para alimentação de presos, faz favor né? Muita gente nem tem condição de compra o q comer por causa deses impostos absurdos pra depois servirem para o conforto dos bandidos, por isso muita gente por ai ta matando roubando so pra ir pra cadeia ter o que comer. Esse pais tem jeito sim, mas que culpa temos nós se nao tem opições de politicos dignos d comandalo?
:Anônimo
[...]
Também me veio na cabeça isso que você disse sobre uso de material com direitos autorais já ser crime.

Mas cara, tudo bem, fansub não é uma coisa legalizada, mas não vejo problema algum se estes não forem utlizados para lucro pessoal, por dois motivos:

1º Facilita a vida de fãs em países feito o nosso, em que você não consegue assistir praticamente nada à preços acessíveis (graças ao impostos e aquela tralha toda) ou que não tenha sido editado além da conta [geralmente] sob a desculpa de que pode “desvirtuar criancinhas”.

E 2º Também tem aquele detalhe de que o trabalho do cara pode nunca chegar ao país de forma oficial, ou seja, o autor acabaria não lucrando de forma alguma pro aqui (exemplo), mas ainda assim tem seu trabalho divulgado pelos fansubers (Naruto mesmo teve sua exibição aqui muito por causa disso).
[...]

by: O Lully

3 comentários:

  1. Acho estranho o fato de eles ficarem tanto a defender a liberdade de expressão e de opinião, que tenho medo que um dia esses acabem acabados, digo, suprimidos.

    Agora, não sei por que cargas d'água, o governo tá num tal de falar nos tais direitos humanos. É direitos humanos pra cá, direitos humanos pra lá, pra esquerda, pra direita, norte, sul, leste, oeste... Tenho uma pulga atrás dessa minha orelha aqui (mostra >_>)... ou melhor, uma para cada político dessa nação. O poder lhes subiu à cabeça, é como bebida alcoólica. Parece que eles não sabem o que andam fazendo (e SE soubessem, GARANTO que não iriam nos dizer).

    Eles estão lá, em última análise, como guardiões da sociedade, não pra serem "satisfeitores" de si mesmos, com aqueles salariões danados que ganham de nós, povo sofrido e pobre, mas que temos garra e coragem e vergonha na cara que eles não têm.

    Infelizmente, já se foi há muito o tempo em que os governantes tinham em vista o nosso bem estar. Já não trabalham por nós nem para nós. Trabalham pra si mesmos, pros seus egos. Ou, quem sabe, pra alguém do qual não quero lhe revelar o nome, mas que sabemos estar por trás de todo negócio sujo da nação e do mundo que a cerca e no qual estamos. Só lhe adianto uma coisa: esse alguém oculto é do sexo masculino.

    ResponderExcluir
  2. desculpa, mas isso é a maior idiotice que uma pessoa pode fazer. Em vez de fazer algo que preste para ajudar o Brasil, não, quer pior acabando com a liberdade de expressão. Acho que muitos escritores de fanfics melhoraram em varios pontos depois que começaram a escrever, comigo foi assim. Melorei na escola, principalmente em português, me tornei uma pessoa melhor, não sou briguenta \Õ/ Acho que ele só vai afundar o Brasil mais, se essa lei for aprovada :/

    ResponderExcluir
  3. PELO AMOR DE ZEUS! POR TODOS OS RAIOS E TROVÕES, Q DROGA É ESSA?! ELES VÃO PRENDER ENTÃO, UM BANDO DE ADOLESCENTES,PRE-ADOLESCENTES E ADULTOS QUE NÃO FIZERAM NADA!? PRO TÁRTARO COM ELES!

    ResponderExcluir